segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Torneio de S.Jacinto - Tarde de Empates

O escalão de formação mais velho do Gafanha foi ao reduto do S.Jacinto e trouxe para a Gafanha dois empates pouco animadores, quando o CD de Juniores versão 2010/2011 está mesmo à porta. É importante realçar que nos 4 jogos de treino que esta equipa realizou empatou 3 e perdeu 1. Será que estamos no caminho certo?



O primeiro jogo contra a P.A.R.C Pindelo deixou muito a desejar à equipa Júnior. Entramos com muita passividade, muita desconcentração e sobretudo com muita falta de vontade; é importante sublinhar que o pavimento não era dos melhores e a equipa sentiu-se muito com a falta de praticabilidade do piso. Mas esse constrangimento não serve de desculpa para o empate. Praticamos um Futsal razoável mas com muito para evoluir e com muitos aspectos que precisam de resolvidos.  Entramos logo com um golo madrugador que nada trouxe de bom à equipa. Fomos para o intervalo a perder mas conseguimos no inicio da segunda parte dar a volta ao marcador – surgia então o melhor momento do GDG. Conquanto, fomos mais uma vez muito passivos nos minutos finais que acabou por ser fatal e deitar-mos tudo a perder com o golo de empate da P.A.R.C Pindelo.

No segundo jogo, desta vez contra a equipa da casa – S.Jacinto, a equipa demonstrou outra personalidade e outra vontade de jogar. Estivemos bem, aliás estivemos muito bem. Com bons movimentos ofensivos que acabaram por dar dois golos (dois bons golos!) à equipa forasteira. Nos últimos 20 minutos o Gafanha continuou a pressionar a equipa de casa impondo o seu modelo de jogo. Mas.. Onde menos se espera a equipa da casa faz um golo não se sabe bem de onde, facto que a defesa dos forasteiros não conseguiu evitar.  Nos minutos finais, os desacatos entre as duas equipas acabaram por ditar consequências negativas para o GDG que acabou por sofrer o golo do empate já nos minutos finais.
Conclusão: Em 4 jogos-treino realizados, tivemos 2 jogos que acabamos por não ganhar por desacatos entre nós e a equipa adversária. Será que já aprendemos a lição?
É tempo da equipa crescer e seguir os objectivos propostos para os Júniores. Estamos ali para jogar Futsal. Porém, antes de sermos jogadores de futsal, temos que aprender a ser homens. O Gafanha sempre defendeu esse protótipo: Primeiro Homens, depois jogadores de Futsal.
Nota: Não somos mais que ninguém!
1..2..3 – GDG ! 

7 comentários:

Anónimo disse...

Voces só tem de trabalhar! Lembrem-se que não tem de ganhar nada, os juniores servem apenas como uma pequena rampa para os seniores para aqueles que quiserem aproveitar.

E um a parte, por vezes é melhor ler o que escreves-te, tentas fazer o resumo com tantas palavras caras que acaba por se perder a essencia do jogo, isto para quem quer apenas saber o que se passou e tem de levar com um poema.
Dou-te o exemplo no final:
"O Gafanha sempre defendeu esse protótipo: Primeiro Homens, depois jogadores de Futsal." a palavra protótipo não esta ali a fazer nada, e nem sequer faz sentido.
Mas é com os erros que aprendemos, continua assim e saudações futsalisticas

Sérgio Miguel disse...

O seu primeiro paragrafo está excelente. Mas o seu segundo paragrafo não tem fundamento nenhum.
Quem não sabe das coisas não fala. Se eu não pegasse no site, talvez ninguém o fizesse. Quem está mal com as minhas crónicas (tento ser justo e coerente) que colabore então com o site. Estou aberto a sugestões. Agora vir aqui comentar que não faz sentido o que escrevo - não!

Mas, vou retirar o que é importante do seu comentário. Isso sim, é relevante.

Anónimo disse...

Não leves a mal o que escrevi, simplesmente podias ser mais objectivo naquilo que escreves. E não vou obviamente colaborar com o site visto que o Gafanha, enquanto colectividade não me diz nada. Apenas o acompanho e apoio enquanto equipa em representação do distrito de Aveiro. Acredito que por vezes queiras escrever um pouco mais por fazeres parte da equipa certamente e que seja com a melhor das intenções, mas como tu referes, quem está a frente é que sabera o melhor. E entende mais uma coisa, quer sejam criticas positivas quer negativas é sempre bom absorver tudo, mesmo que não se encaixe, recolher criticas positivas é facil mas apenas aqueles que recolhem das negativas e tornam em algo positivo é que conseguem realmente vingar. Fica o conselho e já agora os parabéns pela tua dedicação a este espaço. Saudações

Sérgio Miguel disse...

No seu primeiro comentário não demonstra toda essa passividade e compreensão, mas pronto!
Cada um escreve como sabe, como aprendeu ao longo da vida. Não sei, mas provavelmente sou influenciado pelo facto de frequentar o curso de línguas e humanidades que transmite um carácter mais subjectivo às coisas.
Nesta crónica, na minha perspectiva deveria ter como objectivo a sensibilização dos atletas quando representam a equipa do GAFANHA. Não sei se sabe, protótipo significa um "primeiro modelo", quando evidenciei que o protótipo do Gafanha era Primeiro Homens, depois jogadores de Futsal, foi para alertar aos atletas (incluindo eu) que temos que crescer e torna-nos mais maduros. Eu que estou no seio da equipa, faço parte dela, jogo com ela, tenho uma opinião daquilo que ela precisa naquele exacto momento, por tal optei por sensibilizar os atletas de modo a compreenderem que quando jogamos Futsal estão envolvidas situações em que provamos ou não se dignificamos o clube.
Outra situação: Existem muitos jogadores de futsal/futebol que não tem cultura literária nem qualquer tipo de vocabulário nas suas capacidades. Ao formular textos deste carácter (que não são poemas!)estou a fomentar as capacidades intelectuais do Atleta. Quantos jogadores profissionais do Benfica, Porto, Sporting, qualquer outro clube, não conseguem construir uma frase sem qualquer tipo de erro? Já vi em inúmeras reportagens a falta de cultura que os jogadores tem.
Mas vou aceitar a sua critica e intelectualiza-la de modo a melhorar as crónicas deste blog. Talvez, deveria de ser mais objectivo - ou não.

Obrigado !
Saudações

Anónimo disse...

Não ganhamos mas também ainda não perdemos contra nenhuma do nosso escalão...

Candeias

Anónimo disse...

Candeias sempre oportuno lol, e esse ainda também é de salientar

Gonçalo (juvenis) disse...

Adoro os comentários do Mohamhed Candeias xD