Num grande jogo de Fair-Play e respeito entre as duas equipas, o Gafanha empatou com a equipa de S.João de Loure, Crecus. O pavilhão da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré presenciou uma grande quantidade de adeptos de ambas as equipas, que souberam respeitar-se mutuamente ao longo de todo o encontro, concentrando-se apenas no seu apoio às cores da sua equipa.
Em relação à prestação das equipas dentro das 4 linhas, ambas proporcionaram um jogo de grande inteligência. O Crecus e o GDG não arriscavam pois, queriam errar o menos possível. A nossa equipa estudou o seu adversário, tomando conhecimento que este não precisava de mais que duas oportunidades para fazer um golo, o que veio, de facto, acontecer durante a partida: uma eficácia excelente pela parte da equipa de S.João de Loure.
Procuramos jogar de maneira segura, trabalhando a bola com pouca mobilidade evitando o contra-ataque; anulando assim o ponto forte da equipa adversária. Ao contrário do que acontecera na 1ºFase, o Gafanha entrou a ganhar, inaugurando o marcador por intermédio do nosso pivôt, Preto. Um belo movimento entre Rafa (acabado de entrar), Artur e Preto fizeram as bancadas vibrar, onde após um belo passe de Artur, Preto surge ao segundo poste a finalizar.
Após este momento, visamos ter a bola em nosso poder o maior tempo possível e procurar o golo apenas pela certa. Porém, o Crecus, após um Livre, que na nossa perspectiva, não houve falta, empata o jogo, onde a bola passa entre o nosso Guarda - Redes e a barreira.
Até aos ultimos minutos da 1ºParte, o resultado não se alterou, mas ainda houve tempo para boas oportunidades de golo para ambas as equipas.
O intervalo fez bem à nossa equipa, que entrou, mais uma vez, de cabeça erguida e pronta para os últimos 20 minutos de jogo. A nossa 2º Parte demonstrou grande inteligência da nossa parte, com um nível táctico bastante elevado; visamos "mandar" bolas para o pivot em busca das entradas dos alas que raramente apareceram para bater, tal como foi pedido. Mas, após uma bela rotação do nosso pivot (Preto) surgiu o 2 a 1, num grande golo sem qualquer hipótese para o Guarda - Redes. Assim, voltamos a estar na frente do marcador e com o jogo controlado pois, a equipa do Crecus continuava no seu meio campo, não procurava ganhar-nos a bola, isto é, não nos pressionava. Sendo assim, tivemos mais posse de bola, atacando o menos possível, para termos a bola em nosso poder.
Com o passar dos minutos, começamos a sentir que o jogo estava cada vez mais do nosso lado visto que a equipa do Crecus não conseguia penetrar a nossa zona defensiva e, por tanto, começaram apostar nos remantes de meia distância onde o nosso Guarda - Redes quase sempre defendeu tranquilo. Já nos últimos minutos um adversário conseguiu penetrar a nossa defesa, ganhando um ressalto, e, consequentemente chutando à baliza, onde o nosso guarda - redes não conseguiu agarrar à primeira dando a recarga e assim finalizada por um jogador do Crecus.
A equipa júnior do Gafanha viu assim, caida por terra, ao ter sentido este empate dramático já nos minutos finais da partida. Ainda assim, podiamos ter feito o golo da vitória se Ricardinho tivesse efectuado um bom remate à baliza adversária nos instantes finais da partida. Desta forma, o resultado final poderia ter pendido para a equipa da Casa, mas acaba por se ajustar à forma como as duas equipas se comportaram dentro de campo, por um lado, a inteligência do Gafanha e por outro, a enorme dedicação da equipa do Crecus.
Por último, a arbitragem cometeu alguns erros, nomeadamente, no primeiro golo do Crecus, ficamos com sérias dúvidas se realmente houve existência de uma falta. Mas qualquer um pode errar assim como nós também erramos. Bom é ver que ainda existem pessoas que querem ser alguém e desejam crescer na vida seja em que área for e esta equipa de arbitragem tem trabalhado muito para evoluir. Foi a primeira vez que nos apitaram, mas ja tenho assistido algumas partidas e é notável a evolução desta dupla de jogo para jogo, e por tal deveriam de ser um paradigma (exemplo) para todos aqueles que desejam fazer alguma coisa com o apito na boca.
Aos nossos adeptos, um grande OBRIGADO! Foram enormes .. Vocês foram parte de nós, apoiaram-nos até ao fim. Esperamos ter sempre o vosso apoio.. Porque, também lutamos por vocês!
Golos apontados por:
1ª parte:
1 - 0 Gafanha (Preto)
Assistência: Artur
1 - 1 Crecus
2ª parte:
2 - 1 Gafanha (Preto)
Assistência: Mateus
2 - 2 Crecus
Na próxima jornada vamos deslocarnos ao dificil reduto dos bi-campeoes distritais, onde vamos procurar mais uma vez trazer os 3 pontos, e onde fazemos um apelo á união dos nossos adeptos. Gostariamos de apelar que façam se possivel um esforço para acompanhar a equipa ao pavilhão do Lordelo no domingo pelas 15 horas.
Juvenis: Angeja 1 x GDG 2
Há 12 anos
15 comentários:
O publico teve fantástico, enorme respeito.
Não concordo que tivesse sido um jogo de fraca qualidade! Foi muito inteligente por parte das 2 equipas e de bastante qualidade, tento em conta que foi um jogo de juniores... qualidade mais que suficiente para 2 candidatos ao título.
O público (Gafanha e CRECUS) foi realmente fantático...
Se o Gafanha tivesse arriscado mais no início do jogo e só depois jogar de forma a não sofrer contra-ataques, penso que teriam ganho a partida confortavelmente. Grande público que esteve presente, se não fosse pela chuva estaria o dobro da assistência!
Foi realmente um jogo de respeito mutuo com atletas de grande qualidade. Atrevo-me a dizer que terão muito futuro no Futsal. Atletas muito bem trabalhados pelos seus treinadores, pois para além do recorte técnico-táctico e entrosamento colectivo, não praticam futsal fisico no sentido da falta pois notam-se as rotinas de atletas que sabem defender e atacar sem uso ostensivo da falta, tal como se verifica em palcos de divisões nacionais que tenho habito de ir ver, onde se vê bom futsal e onde um arbitro arbitra com essa maior facilidade! Relativamente ao lance do livre contra GDG, agradecia poder ter acesso ao video, isto para o caso de terem filmado e por 2 motivos: 1. voltar a visionar e para o caso de mudar a minha opinião, então reconhecer o erro. 2. Video é importante para junto da minha equipa o visionarmos e melhorarmos ainda mais a coordenação nos cruzamentos, sempre a a bola é lateralizada pelos atletas! Na minha maior imparcialidade, felicidades no vosso trajecto e um obrigado pelas palavras de reconhecimento de melhoria gradual nas nossas arbitragens!
Boas Sr. Alexandre,
Infelizmente o nosso Camera men, estava incapaz de filmar o jogo! Logo nao foi possivel a filmagem do mesmo!
Mesmo que tivesse em condições dificilmente o iria conseguir fazer em boas condições, já que o pavilhão nao tem as minimas condiçoes para o publico poder assistir confortavelmente a um bom espéctaculo, como acho que tem sido os nossos jogos, caso contrário não tinhamos pavilhão cheio durante todos os encontros.
Cumprimentos,
Mister Daniel Vilarinho
O golo do CRECUS surge de uma falta inexistente, mas o 1º golo do gafanha tb surge depois de o arbitro nao ter assinalado uma falta clara (foi à minha frente e várias pessoas que andam no futsal à algum tempo tb o acham)... o empate foi o resultado mais justo!
NF
Sr. NF (Treinador Nuno Fonseca, presumo) permita-me, com todo o respeito, discordar. Estava enquadradissimo com o lance e é corte limpo na bola e tanto é que a ser no pé ou carga qualquer a bola nunca descreveria uma trajectória rumo á ala contrária do ataque do Gafanha, de onde sai cruzamento para golo. Concordo que ambas as equipas alcançaram um resultado justo pelo decorrido nas 4 linhas porém para nós arbitros a justiça no desfecho do jogo pouco nos importa, vencendo por vezes quem foi mais eficaz! NOTA.: Nao use pfv afirmações em que nao esteja exclusivamente a falar por si mesmo - Cada um deve falar por si - QUANDO DIZ: "e várias pessoas que andam no futsal à algum tempo tb o acham" lhe digo que a sua opinião era o quanto bastava. Os outros falem por eles individualmente ... Ainda ontem fiz um jogo onde tambem existem pessoas ha muitos anos mas aí empera nelas o facciosismo, transportado para os adeptos nao tivesse terminado o derby com agressoes entre claques nas bancadas e uma protecçao arbitral aos atletas provocados pelo publico, que estavam á espera que penalizasse o atleta mas nao lhes dei esse prazer! É de louvar existirem treinadores que mantém uma atitude normal em campo mesmo quando discordam de lances aos quais naturalmente nem ha advertencia a fazer-vos! Depois ha a legitimidade com que aceito discutirem (Voce e o treinador do Gafanha) lances do jogo pois os que discutiram têm legitimidade para o fazer pois têm angulo de visibilidade! Na minha maior imparcialidade , felicidades no vosso trajecto e uma palavra de apreço pela sua boa conduta humana nos 2 jogos em que EU já o encontrei (Luso e Gafanha). No Beira-Mar era a minha equipa de arbitragem mas eu estive ausente ! PS.: É de enaltecer o saudável comportamento do publico que lotou o recinto desportivo.
Caro amigo Alexandre (se é que me permite tratá-lo assim), quero deixar claro para si e para todos que não quero colocar em causa o seu trabalho, penso até que não costumo deixar esse ideia. Os árbitros são humanos e claro que cometem erros, assim como jogadores e treinadores... faz parte do jogo! Quando existem erros, desde que não sejam tendenciosos, as pessoas têm de os saber aceitar! Às vezes posso-me exaltar mais num lance, mas isso faz parte do jogo e se alguma vez ultrapasso os limites só tenho de pedir desculpa às pessoas em causa, assim como gosto que façam o inverso comigo.
Bem, mas quanto ao jogo em si, desde o apito inicial, ao apito final, mais concretamente ao lance de que falei anteriormente, eu achei que foi falta e penso que a sua explicação (quando nem tem necessidade de a dar) pode não ser esclarecedora, pois pode haver o corte na bola e haver carga na mesma... Mas sinceramente, isso já não interessa! Acredito até que possa ter sido limpo, no entanto, vamos olhar para a frente porque vem aí mais um fim de semana de futsal... e isso sim é que interessa!
Como disse atrás, não costumo colocar em causa o trabalho do árbitro!
Muita gente que coloca em causa o trabalho do árbitros quer encontrar uma desculpa para uma derrota, não pensando naquilo que pode melhorar na sua equipa!
Quero aproveitar para lhe desejar as maiores felicidades para a sua carreira e que nunca caia em tentações como as que se houvem por esse país fora... infelizmente ouvimos muitas histórias de tendencias, seja por influência de adeptos ou outras pessoas... e acredite que já ouvi muitas histórias... só espero que não passem de histórias!
Continue o seu trabalho e procure a melhoria constante! Parece-me ser uma pessoa bastante inteligente e espero que alcance os seus objectivos!
Com os melhores cumprimentos e desejos de sucesso,
Nuno Fonseca
Senhor Alexandre:
Fico estupefacto por ver um árbitro entrar nesta de comentar e responder a comentários de jogos por si arbitrados. Não por ser apologista da lei da rolha, mas sinceramente não lhe auguro um futuro risonho se continuar a enveredar por este tipo de situações.
Para ser bom árbitro, não necessita deste tipo de coisas (arbitrei bem, sou imparcial, parabéns às duas equipas, foi um resultado justo... mas que é isto).
Parece que no fundo e depois de tanto se justificar, não tem a consciência tranquila, que no fundo é apenas nisto que deve estar preocupado.
FC
Sr. FC (corajoso ao mostrar a identidade):
Não lhe vou responder à letra pois não consigo responder dessa forma, pois não ando chateado ... Não consigo fazer discursos desses! VEJA a mentalidade dos árbitros discutindo lances em CONFERENCIAS - pós jogo - em Inglaterra! Árbitros ingleses, frios de sentimento, mas de mentalidade evolucionista e não retrograda são a minha inspiração! Não é de estranhar as diferenças de cultura entre duas sociedades tão distintas,sendo que uma está anos luz à frente da outra! Comentar cordialmente não me leva a estabelecer cordialidades com quem comento pois quando lá entrar nas 4 linhas, tudo o mais de quem me respeita, fica lá fora! PS.: o futuro provará o que venho dizendo, não são meras palavras ao vento! Não admira que os meus blogs sejam vistos por quem representa grandes clubes em Portugal e que na minha caixa de mail dê entrada mails dessas altas instituições, desorganizadas mas que agora finalmente, acordam, indo implementar estruturações baseadas em ideias que lhes transmiti por "Bolada"! Quanto à arbitragem, não passou de ponto de passagem para absorver mais um pouco de experiencia, para onde quero e vou chegar, sempre com os pés bem assentes na Terra!
Senhor Alexandre.
mais uma vez demonstrou que apenas tem vaidade ao querer comparar-se com os árbitros ingles.
O senhor, segundo julgo saber, é português e dos pequeninos.
FC
Oh Sr. FC, ainda bem que sabe pois eu também sei pois se há coisa que admito é que sou pequenino, não admito é ter parado no tempo ...
Senhor Alexandre
A prova de que é pequenino até no espirito, é dar troco às provocações que lhe são feitas, só para se mostrar.
FC
Sr. FC, paremos com isto! Se pretender fale comigo pessoal e abertamente, se quiser ... Felicidades para Si!
Venho aqui apenas tecer um pequeno comentário e a favor do Sr. Alexandre Santos.
Não vejo qual é o mal, bem pelo contrário até acho muito salutar que um árbitro depois de uma partida se interesse por ver o que foi dito sobre o seu trabalho e se predisponha até a tecer alguns comentários sobre o mesmo.
Reconheço que em alguns sitios e com algumas pessoas ( como o Sr. FC )por vezes o melhor é estar calado e nem passar confiança.
Mas existem pessoas como o Nuno e o Daniel com quem se pode manter um diálogo civilizado sem que com isso um árbitro esteja a por em causa a sua dignidade profissional....
Enviar um comentário