segunda-feira, 8 de março de 2010

O minimo que exijo é RESPEITO!

Antes do Jogo:

Árbitro falou todo arrogante para o nosso Delegado, por este não ter entregado as fichas de jogo mal eles chegaram, intimidando e mostrando que estava lá ali para fazer um trabalho de arrogância e prepotência.

Durante o Jogo, na Bancada:

Um adepto do Gafanha, o Sr. Fernando Araújo, encostou-se ao varandim que divide as bancadas da quadra, apenas e só para protestar com o árbitro uma falta que ele não tinha assinalado, num lance que até deu golo da ACR, e o árbitro prontamente chamou a GNR e “ordenou” repetidamente para que colocassem o referido adepto fora do Pavilhão. Os guardas acercaram-se do referido adepto para o identificar, gerou-se alguma confusão e a partir daí começaram a implicar com outro adepto, o jovem Nuno Claro.

A partir daí, a GNR passou o tempo todo de jogo a afastar as pessoas que se aproximavam da última fila da bancada, chegando até a empurrar alguns adeptos para as filas posteriores e a fazê-lo de forma bastante brusca.

Como se não bastasse os guardas se encontrarem todos do lado dos adeptos do Gafanha, ainda foram pedidos reforços, que chegaram com grande aparato, com barulho de sirenes e tudo (parecia tirado de um filme). Mais uma vez, os agentes procuravam manter a calma com gestos bastante agressivos e de forma bastante brusca, ainda para mais numa altura em que o jogo já estava decidido e que os adeptos estavam de certa forma resignados. Só estavam exaltados contra o homem do apito, que tudo fez para “matar” a nossa equipa, mas parecia que estavam a cometer um verdadeiro crime, porque a GNR tratava todos os adeptos de forma ostensiva.

Durante o Jogo, no Campo:

Deu para ver o filme todo quando “protestei” uma falta clara, mas fi-lo de forma bastante calma e ordeira. O segundo árbitro avisou-me de pronto que, se protestasse mais alguma vez iria ser advertido.

Depois, a dualidade de critérios começou quando o jogo foi interrompido para assistência a um jogador. Chamei os meus jogadores para poder falar com eles e os árbitros obrigaram os jogadores a saírem de perto de mim, porque não era desconto de tempo. Na mesma altura, olhámos para o banco adversário e lá estavam todos os jogadores a falarem com o seu treinador. Situação demasiado estranha e até comprometedora, que se veio a repetir por várias vezes. Temos pena que não tenhamos imagens do jogo, para mostrar toda a vergonha nele existente!

Piso escorregadio para a prática de Futsal

Acerca da polémica à volta do piso bastante escorregadio da segunda parte, o meu jogador Ricardinho disse-me exactamente isto em conversa comigo:

“O piso começava a ficar mesmo muito escorregadio.

Faltavam ainda 16 minutos para o fim, enquanto estava a ser assistido um colega da ACR, e eu fui dizer ao árbitro que assim não dava para jogar.

A resposta que o árbitro me deu foi que 'A única coisa que se pode fazer é adiar e joga-se o que falta na Quarta-feira'.

Eu disse-lhe: 'então faça isso que assim não dá para jogar'.”

Durante nova interrupção de jogo, quando faltavam 16 MINUTOS PARA O FIM DO JOGO, chamei o árbitro para lhe dizer que o campo estava impraticável e este falou-me desde logo com um tom arrogante dizendo que eu não mandava nada ali e que ele é que decidia o que era bom ou mau.

No seguimento desta conversa, apenas disse ao árbitro para ele me falar com respeito porque não estava a criticar as suas decisões, só o estava a alertar para as condições do campo. Mais uma vez, de forma agressiva, o árbitro repreendeu-me, disse-me para me meter no meu trabalho, que eu não mandava ali e que o campo estava com '90% de condições'. Continuou a provocar-me e a falar-me com grande arrogância, até que o tratei da mesma forma como ele me havia tratado, dizendo de forma igualmente arrogante - como tinha sido tratado até ao momento - para que então ele fizesse o seu trabalho em condições. No mesmo instante, expulsou-me e mandou-me identificar!...


Além disso, o Gafanha foi punido com duas expulsões pelo árbitro Custódio, as quais passo a relatar os acontecimentos:

Expulsão do Preto – Num lance onde dois jogadores iam a disputar a bola, o jogador da ACR agride o Preto com uma cotovelada, seguida de um pontapé. O Preto reagiu prontamente, respondendo à agressão, dando-lhe um pontapé ligeiro nas pernas, agredindo-o. Foi bem expulso, mas para surpresa de todos nós, o árbitro não deu um único cartão nem repreendeu o jogador da ACR que provocou toda aquela situação e também agrediu o nosso jogador. Expulsou o nosso jogador e começou aí a tornar-se apenas ele o “homem do jogo”.

Expulsão do Ricardinho – Já depois do árbitro me ter expulsado do banco, pedi um desconto de tempo e chamei os meus jogadores para perto da bancada para poder falar um pouco com eles. O jogador Ricardinho estava a ir para perto de mim, o árbitro Custódio pôs-se à frente e disse:

“Senhor jogador, não pode ir para aí, tem que ir para o banco.”

O Ricardinho perguntou porquê e a resposta foi:

“Tem que ir para o banco, vá imediatamente para lá, eu é que mando! Vá, vá! Vá com o caralho, já!”

Neste momento, virei costas e disse “Foda-se, c’um caralho!”, e comecei-me a rir com toda aquela situação. O árbitro continua a insistir que quem manda é ele, que ele é que sabe, provocando os jogadores com o objectivo de arrancar mais uma expulsão. E conseguiu-o, porque tanto falou, tanto insistiu, tanto insistiu… que o Ricardinho acabou por lhe dizer “vá pó caralho”. O árbitro conseguiu o que queria, tal a sua arrogância e raiva com que falava para os nossos jogadores, e expulsou um jogador exaltado que ele próprio tinha ajudado a descontrolar, provocando toda aquela situação.


No Final do Jogo:

No final, procurei cumprimentar todos os jogadores e árbitros, quando para surpresa minha este me virou a cara, para não me cumprimentar. Prontamente lhe disse, “não se esqueça de meter também isto no relatório do jogo!”, ao que este me respondeu: “ pensava que não me queria cumprimentar...”. E por que motivo é que não queria? Por que será que o árbitro Custódio disse isto?!

Posteriormente, na entrada do seu balneário, disse-lhe que a sua arbitragem tinha sido no mínimo vergonhosa e que tinha estado muito mal. Respondeu-me em tom de provocação: “também não gostei nada de 2 ou 3 substituições que fez…”. Estaria a criticar o meu trabalho ou queria lá certos jogadores dentro do campo? Mais uma vez: por que será que o árbitro Custódio disse isto?!

Ainda teve o descaramento de me perguntar em que é que a arbitragem dele tinha influenciado o jogo. Em resposta, disse-lhe o que sentia, que “não só influenciou o jogo, como todo um ano de trabalho da nossa equipa!”.

Mas o pior ainda estava para vir. À saída do pavilhão, quando foi assobiado pelos nossos adeptos, o árbitro ainda teve o descaramento de responder as apupos com gestos, enviando beijinhos aos nossos adeptos. No mínimo, VERGONHOSO!

Com tudo isto fica mais uma vez uma série de perguntas, com respostas claras!

Quem vai ser castigado?
GAFANHA JUNIORES, CLUBE GRUPO DESPORTIVO DA GAFANHA, JOGADORES E TREINADOR…

Que castigo terá o árbitro?
NENHUM...

Quando é que vergonhas como estas deixarão de se ver nos nossos pavilhões?
NUNCA...

Quando é que a AFA vai dar ouvidos a quem trabalha para estar melhor todos os dias?
QUANDO OS CLUBES COMEÇAREM A DESISTIR DE PRATICAR A MODALIDADE E, COM ISSO, DEIXAREM DE DAR DINHEIRO À AFA!

Resumindo: Começam a ser casos de mais em todos os clubes, e os prejudicados continuam ser as equipas e os clubes, com multas com castigos e com lágrimas nos olhos no final dos jogos. Isto sim desanima quem anda na modalidade por gosto, e por muito que custe dá vontade de deixar o desporto de lado e esquecer o que realmente gostamos!

Que o futsal esteja acima de todas as pessoas que estregam a modalidade, com certas atitudes...

Vamos todos lutar por um desporto que está cada vez mais em crescimento! Este foi o desporto que escolhi e no minimo exijo respeito pelo trabalho que tento desenvolver com os meus atletas em prol do futsal, para tentar com tudo fazer evoluir a modalidade no nosso distrito.

CHEGA DE NOS ESCONDERMOS ATRÁZ DO ANONIMATO, FAÇOMO-NOS OUVIR JUNTO DE QUEM MANDA, VAMOS DAR A CARA POR UMA CAUSA QUE ESTÁ A COMEÇAR A ESTRAGAR A MODALIDADE!

Daniel Vilarinho

11 comentários:

Anónimo disse...

porque acham que crecor saiu de la derrotada? porque acham que lamas futsal saiu de la goleado? apesar de so ter uma vitoria o lamas demonstrou contra nos ser uma equipa muito combativa e que vende muito mas muito cara a derrota, e agora foi la o gafanha e tambem sai goleado de la... e vergonhoso o que se passa naquele pavilhao.

Anónimo disse...

http://cronicasdefutsal.blogs.sapo.pt/

Anónimo disse...

realmente e muito mau nao ter coragem de admitir que a equipa adversaria foi melhor. Nos quando ai jogamos nao nos viemos a queixar do resultado pois tambem sabemos perder. o vosso problema foi que ja vinham com as golas no ar. pois ate mensagens mandaram a dizer que nao jogavamos nada e que ia ser outra cabazada. mas tiveram azar que nos como equipa unida que somos unimonos dentro e fora de campo para sair desse jogo com os 3 pontos e foi o que conseguimos. esses jogos psicologicos nao nos afectam, ate pelo contrario ainda nos deixa mais fortes.

cumprimentos desportivos

Anónimo disse...

pergunto s o resultado do jogo fosse o inverso s haveria tanto aparato sobre este jogo..duvido..perderam e perderam bem..qd deram por ela ja tavam cm uma diferenca bem razoavel no marcador e dps la s revoltaram contra td e contra tds..e cm reaccoes cmo as vossas concerteza q iriam ser penalizados..perderam e perderam bem..pq o sr arbitro n teve influencia nenhuma no resultado..sim pq relembro vos q o resultado esteve a favor da acr bem volumoso antes d voces comecarem a perder a cabeca..voces s tivessem cabeca fria n perderiam os jogadores q foram expulsos vistos q tavam ja a perder por mts..o campeonato n acaba neste jogo,ha mais jogos pela frente e visto q voces estao na luta.

saudaçoes desportivas

Anónimo disse...

Já podiam ter dito que o árbitro era o Sr. Custódio.
Isso explica tudo.
Para vossa sorte, ele não levou o irmão com ele para arbitrar o jogo...

Anónimo disse...

o visitante da acr devia era estar caladinho

no vosso blog têm vitória "sem contestação" porque gostam de tapar o sol com a peneira.

no jogo da primeira volta que foi ainda mais sem contestaçao e que nao teve tres expulsos, choraram-se da arbitragem que se fartaram. vieram para o blog do Gafanha chorar, vieram! agora ja dizem que foi "sem contestacao"....

irritam-me estas equipas que por mais vezes que ganham campeonatos, nunca vao saber ganhar. nao sabem perder, mas nao sabem ganhar. porque nao sabem estar no futsal. aquilo que ontem se viveu no pavilhao de lordelo foi uma cowboyada e uma palhaçada!

Anónimo disse...

LOOOOOOOOOOOL nao se vieram queixar???? só se foi no vosso blog... porque esse também só é actualizado quando ganham...
Mas nao se queixaram da arbitragem? nao se queixaram da derrota?
Loool
Até mereciam ter ganho esse jogo!
Só moralistas!
Reencaminhem essas tais msg para o meu telemovel! kero ver isso!
Lá que vos comam por patos e vos enviem comentários anonimos dizendo que é do gafanha ou sms a dizer que foi o treinador do gafanha...
O campeonato acaba no fim, e podem ter certeza que dificilmente vos vamos deixar chegar ao titulo, ainda vai rolar muita tinta...

Anónimo disse...

atencao que ninguem disse que tinha sido o treinador. porque nao acredito que o treinador o faça pois e boa pessoa.
mas sim jogadores da voca equipa. que ate se gabam de ter havido um haktrick de um tal jogador. mas desta ves ate houve 2. mas da parte da acr. ehehe.

cresçam como gente

Anónimo disse...

Da vossa parte(acr) até houve mais que 2 hattricks, não se podem esquecer do vosso mágico árbitro que fez 1 hattrick e várias assistências...

Em relação a não virem para cá se queixarem quando perderam o primeiro jogo 1 MEGA LOL, pois nesse jogo em que a incompetência dos árbitros foi para os 2 lados e não tendenciosa (como neste encontro), queixaram-se a toda a gente a dizer que tinham sido roubados e mais não sei o que, tenham vergonha!

DC

Anónimo disse...

Bom dia...
Queria antes de mais felicitar o GD Gafanha pela execelente equipa que têm e pelo bom trabalho que realizam na sua formação...
Quanto ao resultado final deste jogo, penso que a vitória da ACR é indiscutivel e não deixa qualquer sombra de dúvida quanto à equipa que esteve melhor neste jogo...
Relativamente às queixas à 'falta de educação' dos elementos da arbitragem apresentadas pelos elementos do Gafanha não posso comentar dado estava no banco oposto e nao ouvi de parte a parte qualquer tipo de comentário. O facto do piso estar escorregadio, constituiu sem dúvida alguma um risco à integridade física dos jogadores mas lembro que vários jogos, inclusive a nivel sénior, ja se realizaram com as mesmas condições sem qualquer prejuizo para as equipas, dado que o piso se encontrava igual para ambas as equipas...
Queria também desmentir alguns comentários anteriores que dizem que é dificil passar no pavilhao de lordelo, pondo em causa a vitória da nossa equipa. Acho que é de muito mau tom fazerem estas acusações e retirar mérito à nossa equipa. As vitórias em nossa casa foram sempre indiscutiveis e sem ajudas de terceiros, até porque quando somos prejudicados nao nos andamos a lamentar e a retirar mérito às equipas adversárias por isso...
Desejo boa sorte para o GD Gafanha para o resto do campeonato, mas claro, que nos final a ACR seja CAMPEÃ...

Cumprimentos

Marco Almeida
Fisioterapeuta ACR

Anónimo disse...

la e muito dificil passar em lordelo, as arbitragens sao sempre injustas espero que o crecus este fim de semana ganhe la no pavilhao em lordelo....força crecus

adepto que gosta de futsal e nao de injustiças a gafanha merecia melhor sorte com o arbitro que lhe calhou em lordelo, mas a acr tinha que ganhar de qualquer forma.